QUAL É O SEU TIPO DE FÉ?

Quando as atribulações da vida - sejam elas quais forem - nos batem a porta, e buscamos a Deus através de nossa fé, porém as coisas continuam dando errado, a primeira reação é perguntar: Por que isto está acontecendo comigo?
Questiona-se, e chega até a se reavaliar, imaginando se a falha está em nós ou - muito pior - se está em Deus.
Mais tudo isto só acontece quando temos uma fé equivocada. Quando assimilamos um conceito religioso que está a quilômetros de distancia daquilo que o Evangelho nos têm mostrado.
Quando a fé está alicerçada em conceitos errôneos, cedo ou tarde, nos trará grandes prejuízos. É preciso muito cuidado, pois, muitas vezes, estamos tão doloridos e machucados com a vida que passamos a confundir interesses humanos com providência divina.
Para que haja um maior entendimento, catalogamos três tipos de fé equivocada:
Primeiro tipo de fé equivocada:
Fé do Escambo: É aquela fé que baseia-se em moeda de troca. Nós temos que sempre oferecer algo para Deus, pois só assim – pensamos - Ele virá em nosso auxílio.
Aqui poderíamos até fazer um trocadilho da famosa frase de Francisco de Assis: É DANDO QUE SE RECEBE.
As pessoas que têm este tipo de fé passam a se sentir lesadas quando as coisas começam a dar errado, pois o deus adorado é um ser interesseiro, que é incapaz de ajudar, suprir, consolar, sem que tenhamos que dar algo em troca.
A idéia é que quanto mais se dar, maiores são as benções recebidas.
É um deus que não faz fiado para ninguém.
Então chegar um momento em que esgota-se a fonte e a troca não é satisfatória. A partir daí vem os questionamentos: será que vale a pena “tanto sacrifício”? .
Segundo tipo de fé equivocada:
Fé Gênio da Garrafa: Esta leva a um raciocínio cujo deus é o sonho de consumo de qualquer pessoa: um gênio a nossa disposição que apenas basta mandar, exigir, ordenar que ele obedece.
Tudo isso independe se somos ou não merecedores, ou se tais pedidos estão de acordo com a vontade divina.
Os possuídores desta fé estão sempre em primeiro lugar.
É uma fé que se leva a um deus feito a nossa imagem e semelhança, quando nós é que deveríamos ser a imagem e semelhança de Deus.
Terceiro tipo de fé equivocada:
Fé do Êxodo: É a fé egoísta, do sempre querer mais. Pessoas que possuem este tipo de fé nunca estão satisfeitas com as bênçãos recebidas, estão sempre achando que merecem mais.
Na menor contrariedade dos seus interesses começam a murmurar contra Deus, dizendo que antes de aceitar Jesus como seu Salvador e Senhor, estavam bem melhor. Não importa o que Deus faça, só tem olhos para os problemas.
Alguns chegam até a fazer chantagem emocional: “Olha Deus, se continuar deste jeito, volto a ser como era antes” .
Mas a fé sadia é a FÉ APESAR DE, que baseia-se apenas na Palavra Divina, onde aprendemos a depositar nossas esperanças e dores aos pés de Cristo.
O coração dói, as lágrimas teimam em cair, tudo vai de encontro a uma razão lógica, porém confiamos e aguardamos o final da história, que está sendo escrita por Deus.
Há uma passagem bíblica, no Antigo Testamento, em que Deus fala para o profeta Jeremias: “Eu é que sei que pensamentos tenho a Vosso respeito, diz o Senhor; Pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais, Então me invocareis, passareis a orar a mim e Eu vos ouvirei” (Jm 29:11-12).
Estas palavras aplicam-se também para nós hoje. Muitas vezes, só através da dor é que começamos buscar a Deus, e isto de uma forma intensa, como antídoto para as nossas lutas e atribulações.
Aprendemos a depositar nas mãos do Pai Altissímo todas as nossas esperanças.
Quando isto ocorre percebemos a grandeza do Criador da Vida, e em contra-partida nos deparamos com a nossa pequenez: Respiramos por Sua vontade, olhamos por Seu querer, falamos por Sua permissão e ouvimos por Seu consentimento.
É a Misericórdia Divina esparramada sobre nós.
Oremos:

Senhor, ajuda-me a ter uma fé pura
Para que possa apenas amá-lo por amá-lo,
Sem interesses, nem trocas.
Pai, me faz aceitar os teus desígnios
Com a compreensão de que Tu tens sempre o melhor pra mim.
Em nome de Jesus.
Amém.
Joseane Pires

Nenhum comentário: