ONDE ESTÁ DEPOSITADA TUA ESPERANÇA?

Esperança quer dizer: fé no futuro. É quando se crer que tudo vai melhorar.
Existem pessoas que depositam suas esperanças em pessoas, como por exemplo: políticos, chefes, amigos, etc. Outras, colocam seus sonhos em objetos, tais como: pés de coelho, medalha da sorte; são talismãs ou amuletos com ‘supostos’ poderes para mudar qualquer vida.
Este tipo de esperança age de fora para dentro, acreditando que alguém ou alguma coisa irá mudar nossos destinos.
Normalmente isto acontece quando achamos que não temos mais saída, quando olhamos de um lado e do outro e não encontramos soluções.
Isto só acontece porque esquecemos de crer naquele que, verdadeiramente, é o único que tem o poder de mudar a trajetória de nossas vidas – Jesus Cristo.
Certa vez, Abraão também se sentiu triste e abatido. Sua esperança de ter um filho havia se esvaecido. Já se passará dez anos desde que Deus lhe prometera um herdeiro e nada havia ainda acontecido.
Por apenas ver os obstáculos em sua frente - como a idade avançada e a esterilidade de sua mulher - achava que Deus o havia esquecido.
Abrão em busca da felicidade de ser pai, mudará a base de sua esperança, ela não estava mais edificada nas promessas do Criador da Vida, mais em uma pessoa – um filho herdeiro – para lhe trazer alegrias.
Muito embora triste, cabisbaixo e desiludido, e com pensamentos de tomar tal decisão, o Patriarca procura Deus e abre o seu coração. Fala da sua desesperança. Confessar sua fraqueza em não confiar na promessa divina de que seria o pai de uma grande nação.
É assim que Deus quer que façamos. Não precisamos ser super-homens ou super-mulheres e achar que a todo momento teremos que ser fortes e irrepreensíveis. Ele sabe de nossas fraquezas, espera apenas que as confessemos para que possa agir em nosso favor.
Quando Abraão desabafou, Deus veio em seu auxílio.
Mando-o que saísse para fora de sua tenda - às vezes estamos tão mergulhados em nossa cismas, dúvidas e temores que é necessários sairmos de nós mesmos para vislumbrar as maravilhas que o Pai faz por nós - e disse: olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes . Será assim a tua posteridade. Ele creu no Senhor e isso lhe foi imputado para justiça (Gn 15:5).
Deus poderia ter escolhido outro exemplo, que não fosse as estrelas do céu, mais preferiu estas, por serem belas, brilhantes, intocáveis... e reais. Com isto Ele nos ensina que: mesmo que por um período de tempo não possamos vê-las - simbolizando os momentos em que estamos envolvidos com o lado mundano e material, onde as preocupações diárias nos fazem distanciar das promessas de Deus - chegará o momento em que a noite virá e elas – as estrelas - reaparecerão em sua glória, testificando que Deus está sempre presente, nós é que muitas vezes não temos olhos pra ver.
Nosso Pai Maior, que ama todos, que compreende e se compadece das nossas fraquezas, sempre está pronto a nos encorajar .
Não temas:
Foi assim que Deus disse a Isaac, quando estava a procura de água no deserto.
Não temas:
Encorajou Deus a Jacó quando este estava incerto de que estava fazendo a vontade de Deus, ao entrar nas terras do Egito.
Não temas:
Disse Deus a Josué, quando este estava receoso em conquistar a terra prometida.
Não temas! Esta é a Palavra de Deus para não desistirmos.
Mas para que Deus possa atuar em nossas vidas, precisamos dizer-lhe: Eis me aqui.
Reconhecendo Jesus como Senhor e Salvador. Aquele por quem dedicaremos nossas vidas, confiando-lhe: fé, coragem, obediência e devoção.
Desta forma, Deus transformará nossas dúvidas em certezas; nossas angústias em esperanças, sempre nos reafirmando: não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça ( Is 41:10).
Oremos,
Senhor, Tenho colocado minhas esperanças em homens,
Ensina-me a confira apenas em Ti,
E aguardar, conforme Abraão, o tempo da tua promessa.
Em nome de Jesus.
Amém.
Joseane Pires

Nenhum comentário: