DE QUEM VOCÊ BUSCA RECONHECIMENTO?

Em alguns bairros centrais de nossa cidade, encontramos uma grande emissora de televisão promovendo, através de urna eletrônica, uma votação para saber - na opinião pública - quem será eleito o craque do Campeonato Pernambucano de Futebol. É muito comum encontrarmos hoje grupos de amigos em uma conversa ‘acalorada’ discutindo qual o time que erguerá a taça de campeão, pois na opinião do torcedor seu time sempre tem chances de ser campeão pernambucano.
Há uma necessidade de sermos os primeiros ou os melhores em tudo.
No campo profissional somos sempre os mais experientes, mais dinâmicos, mais criativos; na área pessoal fazemos questão de expor a nossa bondade, humildade e caridade. Nossos filhos sempre têm uma inteligência superior aos filhos dos nossos amigos, e ainda têm aqueles que concorrem para ter a pior doença, seu caso sempre é o mais crítico.
Mas será que deve ser assim?
Na Bíblia conhecemos a história de dois homens que foram escolhidos por Deus para exercerem cargos importantes, porém tiveram destinos completamente diferentes.
O primeiro homem chamava-se Saul. Ele foi ungido, ou seja, consagrado por Deus, através do Profeta Samuel, para ser o Rei de Israel. Porém, Saul não se conformando em exercer apenas o que lhe cabia como rei, certa vez, ao invés de esperar pelo Profeta Samuel - conforme havia sido ordenado - ele mesmo ofereceu um holocausto para unir o povo e prepará-lo para guerra. Por não ter guardado um mandamento de Deus, de que só os sacerdotes poderiam fazer tais sacrifícios, perdeu o reinado sobre Israel para sempre (1 Sm 13) .
Orgulho e vaidade foram as causas da derrota deste rei.
O segundo homem é Neemias, este fora escolhido por Deus para ser o governador de Judá. Neemias recebera de Deus a incumbência de reconstruir as muralhas da cidade de Jerusalém. Quando já estavam na finalização da reconstrução, o profeta foi informado que estava sendo alvo de uma trama para o matar, foi sugerido que o lugar santo no templo seria o único lugar seguro para se esconder. Neemias consciente da sua condição de homem comum – pois só os sacerdotes tinham acesso a esse lugar - rejeitou tal conselho e acabou por descobri que estava sendo alvo de uma traição para o fazer pecar, para que tivessem motivo de sujar a sua honra e o difamar. (Ne 6:10-13)
Humildade e obediência impediram um homem de Deus cair em uma cilada.
Certa vez Jesus repreendeu os discípulos, pois estes discutiam entre si para saber qual dentre eles era o maior, e Cristo assentando-se chamou os doze e disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos (Mc 9:35).
Em uma outra ocasião, chegou-se a Jesus uma mulher com seus dois filhos, e adorando-o, pediu-lhe um favor. Jesus perguntou-lhe: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. Mas Jesus respondeu: o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é porém para aqueles a quem está preparado por meu Pai. (Mt 20:20-23).
Jesus na condição de Filho unigênito de Deus, aquele que foi enviando para ser o nosso intercessor perante o Criador da Vida, poderia se achar no direito de tomar certas decisões, porém nesta mesma passagem da Bíblia, um pouquinho adiante, ele ensina aos seus discípulos: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem (que é o próprio Jesus) que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgates por muitos. (Mt 20:25-28)
Jesus nos ensina que mais vale ser reconhecido por Deus do que ser aclamado pelos homens.
Oremos:
Senhor, muitas vezes buscamos os aplausos
e o reconhecimento dos homens,
através da nossa vaidade e orgulho.
Porém, ensina-me, ó Pai
A viver uma vida cujo objetivo
seja apenas Te servi, e servi aqueles a quem
Tu colocaste em meu caminho.
Amém.
Joseane Pires

Nenhum comentário: