QUAL MODELO DE VIDA ADOTADO POR SUA FAMÍLIA?

Entre o final da década de 70 e o início da década de 80, existiam dois comerciais que até hoje estão registrados em nossas memórias.
O primeiro era de uma marca de chocolate, apareciam crianças, com uma voz sinistra, repetindo o tempo todo: Compre batom... compre batom...
O segundo, uma marca de bicicleta. Neste comercial as crianças utilizavam a estratégia de colocar, nos mais diversos lugares, bilhetinhos para os seus pais dizendo: não esqueça da minha caloi!
Passaram-se os anos e o chocolate ainda é um dos bombons populares mais vendidos, e se perguntar - para alguém daquela época - uma marca de bicicleta, com certeza, a resposta será caloi.
Recentemente acompanhamos a trajetória de uma marca de biscoito, que era comprada apenas por ‘pobres’ , mas que após vários comerciais passou a ser um biscoito “top de linha” comprado até pela classe social considerada ‘rica’.
Os meios de comunicação têm o poder de mudar os nossos usos e costumes. O que importa é vender uma idéia ou produto, independente dos resultados obtidos a médio ou longo prazo.
Vejamos por exemplo a televisão, ela é um meio de comunicação, que praticamente, existe em todo lar. Ela penetra em nossos lares, ditando normas e procedimentos que deverão ser adotados por nós e por nossas famílias, caso contrário seremos taxados de antiquados, ou que estamos vivendo nos tempos dos dinossauros.
Há um ditado popular que diz: uma mentira muitas vezes dita acaba se transformando em verdade.
Um dos produtos mais vendidos na televisão são as telenovelas. Estas passam uma realidade de vida pessoal ou familiar, totalmente destituídos de conceitos morais e éticos, mais que de tanto massificar esta idéia, acabamos por aceitá-las como coisas naturais.
São mocinhos ou mocinhas, personagens principais, que ao se sentirem injustiçados, injuriados ou prejudicados, procuram executar a justiça com suas próprias mãos.
São adolescentes ou jovens que buscam realizações egoístas, passando por cima de tudo e de todos para se darem ‘bem’.
Nessas novelas os pais deixam de exercer os seus papeis de orientadores, são taxados de ultrapassados e tratados como empecilhos para a concretização de projetos pessoais. Não existe mais o respeito filial.
É impressionante o número de relacionamentos amorosos defeitos porque compraram a idéia de que a traição ou adultério é coisa normal e lícita de se fazer.
Onde está o erro nisto tudo?
Dizer que devemos fazer um boicote e desligar as nossas televisões, isto está totalmente fora de cogitação, pois este aparelho já faz parte de nossas vidas, do nosso cotidiano doméstico.
Então como proceder?
A resposta está em: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32).
O conhecimento da Palavra de Deus nos fortalece e nos orienta quanto aos caminhos que devemos seguir, ou como devemos proceder em determinadas situações.
Por exemplo, no relacionamento entre filhos e pais, a Bíblia orienta: Filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é primeiro mandamento), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. (Ef 6:1-3).
Esta orientação não está apenas restrita ao jovens cujos tetos ainda são compartilhados com os seus pais, mais para todos aqueles que mesmo tendo saído da casa destes - por terem se casado ou por independência financeira - devem continuar com a responsabilidade de prover o que lhes é necessário. Para os pais, a Palavra de Deus orienta: E vós, pais, não provoqueis, ou seja, não imponha arbitrariamente sua autoridade, aos vossos filhos, mas criai-os na disciplina e repreensão do Senhor (Ef. 6:4). Aos casais encontramos: • As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, isto quer dizer, devem respeitar e amar seu parceiro e viver com eles até a morte (Ef 5:22);
Os maridos devem amar suas mulheres, guiá-las, alimentá-las espiritualmente em Cristo e viver com elas fielmente até a morte. (Ef. 5:25) Deverá amar os maridos as suas mulheres como ama ao seu próprio corpo. Quem ama a sua esposa, a si mesmo se ama. (Ef. 5:28). Eis porque deixará o homem seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne (EF. 5:30).
Estes versículos são apenas algumas amostras de como devemos proceder em nosso papel familiar. Pois quando um família aprende a viver na comunhão de Cristo, ela está alicerçada sobre a rocha. Esta rocha é a Bíblia Sagrada.
Vejamos o que Jesus nos ensina a este respeito: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. (Mt 7:24-25) Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (AT. 16:31).
Esta é uma promessa que as Escrituras traz para todos aqueles que já conhecem a Jesus, e o aceitam como seu Salvador e Senhor, porém ainda não aconteceu com o restante de sua família. Pois a Palavra de Deus diz: o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido, e os seus filhos serão separados, estão inclusos na comunidade cristã. (1 Cor. 7:14)
O modelo de vida a ser adotado e copiado é que indicará a saúde moral e espiritual da nossa família.
Oremos
Senhor, Não permita que
eu a minha família se deixem envolver
pelos conceitos errôneos deste mundo,
Sê a luz do nosso lar.
Amém
.
Joseane Pires

Nenhum comentário: