eLE VIVE

Quem está acostumado a perceber erros gramaticais logo verá que o título deste artigo está iniciado com letra minúscula, e dirá: Vixi! (expressão nordestina) esqueceram de corrigir o ‘e’. Mas gostaria de tranqüilizá-los, pois, este ‘e’ minúsculo foi proposital.
Por se tratar de um texto cristão ‘e’ maiúsculo iria levar ao leitor a impressão que estaríamos fazendo referência a Jesus Cristo. Embora Jesus Cristo seja a centralidade desta mensagem, o ‘ele vive’ faz referência a uma passagem do Evangelho segundo João cap. 11 (vs. 1 até o 44) – Morte de Lázaro.
Na passagem bíblica observamos que Jesus foi avisado da doença do seu amigo Lázaro, porém, só foi ao seu encontro após 4 dias de sua morte quando seu corpo já cheirava mal. Tanto Marta quanto Maria não acreditavam que Jesus seria capaz de devolver-lhe a vida (humana), achavam que tudo havia terminado.
Não irei aqui contar a história toda (sugiro que façam ou refaçam esta leitura!), quero apenas relatar algo que o Espírito de Deus tem trabalhado em mim.
Em minha caminhada sempre relembro de algo que um pastor (ao qual amo muito e por quem tenho grande admiração!) falava em sala de aula: “Sempre quando Deus quer te falar algo, através das Escrituras, a passagem ou versículo bíblico fica parecendo uma placa em néon.”
Neste caso a passagem é: “ Essa enfermidade não terminará em morte; mas sim, para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.” (vv 4)
O que impedia Jesus de - onde estava - curar Lázaro? Ou ter ido, imediatamente, realizar a cura, uma vez que o doente era seu amigo?
Muitas vezes, não entendemos o porquê de certas coisas acontecerem conosco. Geralmente isto ocorre quando estamos passando por algum problema, fazemos uma análise da situação e percebemos que perante a lei humana tudo coopera para que tenhamos êxito. Oramos a Deus e ‘pedimos para dar uma mãozinha’. Então, há uma reviravolta de 180° e a única coisa que pensamos é: “Poxa! Tudo estava encaminhando tão certo, o que foi que deu errado?”
O princípio da resposta está na pergunta: Quem é Deus para nós? Qual o seu papel em nossas vidas? Ele é a causa primeira ou ... apenas um ajudador?
Quando Deus é causa primeira, tudo gira em torno dEle. Nossa história deve ser escrita e dirigida pelo Criador da Vida. Não vivemos mais para si, vivemos para fazer a Sua vontade. Nossa verdade deve ser a mesma do salmista: “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.” (Sl 31:3).
Contudo, esquecemos deste princípio. As decisões são tomadas conforme nosso entendimento e visão (limitada, diga-se de passagem). Deus é apenas um ‘ajudador’. Traçamos nossos próprios caminhos, armamos nossas próprias estratégias, então ‘oramos’ pedindo a Deus que vá a frente.
Mas, faz-se necessário que o nome dEle seja glorificado. Nosso Deus é um Deus do impossível. Ele não ‘coopera’ com as determinações do homem, Nem tão pouco dá uma ‘maõzinha’ para aquilo que acreditamos ser bom para nós.
“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, SEGUNDO a Sua vontade”(Rm 8:28). O princípio está na vontade do EU SOU. È Deus quem determina. Ele – sendo Pai - é quem sabe o que é bom para nós, e ao contrário do que muitas vezes imaginamos, NÃO precisamos dar nenhuma ‘mãozinha’. Ele FAZ, simplesmente.O homem e suas leis - devido à misericórdia divina e quando assim O deseja - apenas coopera para que sejam realizados os Seus propósitos.
Quando estamos no Caminho visualizamos os trilhos, que é a certeza - para nós - de estar em comunhão com o Pai, porém, há aspectos ou momentos em nossas vidas que descarrilamos e não percebemos, pois não basta apenas visualizar, é preciso está engatado. Os trilhos não seguem o maquinista. O maquinista é que tem que está bem atento para seguir os trilhos.
O Deus do impossível permite sentir a dor da morte (morte dos sonhos, projetos, idealizações, etc.) para crermos que não há leis humanas nem tempo expirados, que não os possa reavivar, com a finalidade de ressuscitar a fé genuína em Jesus Cristo, glorificando-o, a fim de que nossa verdade seja a mesma dita e vivida por João Batista: “Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu.” (Jo 3:27)
Minha Oração
Deus te peço: Seja Tu a coluna da minha vida, Sendo sombra ao dia e luz a noite. Para que possas Guiar o meu caminhar, Guardar o meu deitar, e Falar quando do meu acordar. Em nome de Jesus. Amém!
Joseane Pires>
< 24/06/2007

Nenhum comentário: