QUERO VOLTAR A SER CRIANÇA!

Se alguém perguntar a um adulto, se gostaria de voltar a ser criança - é fácil de imaginar que, rapidamente - lembrará das contas à pagar, das preocupações com o trabalho profissional, das responsabilidades em que, todas as pessoas de sua faixa etária, se ver envolvido, enfim, virá à tona todas as correrias do dia-a-dia, depois surgirá em sua tela mental imagens de crianças brincando, estudando, sem nenhuma preocupação com o dia de amanhã, e a resposta com certeza será um belo e sonoro: CLARO QUE SIM!.
Mas, se esta mesma pergunta for proferida a um adolescente - isto seria mesmo que uma afronta - pois lembrará rapidamente da dependência dos seus pais. Decisões simples como: o que irá comer no almoço; qual roupa deverá vestir para ir a tal festa ou passeio; ou qual programa de TV poderá assistir, caberiam exclusivamente para os seus genitores decidirem, e a sua resposta - já podemos imaginar - um repugnante: NÃO!.
Embora sejam formas diferentes de se analisar uma mesma pergunta, ambas, em suas particularidades, estão corretas quando compreendemos o que realmente Jesus quis dizer, quando afirmou: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” (Mt 18:3)
Costumeiramente, ouvirmos esta passagem ressaltando a necessidade de voltarmos a ser crianças como sinônimo de pureza, simplicidade, lealdade e ingenuidade. Porém gostaria de compartilhar este mesmo trecho das Escrituras sob um novo ângulo.
Primeiro: Ele chama a atenção para a necessidade de uma conversão.
Muitas vezes fazemos um conceito errado do que seja a conversão. Enganam-se aqueles que pensam que conversão é apenas saber quem foi Jesus e o que ele fez por nós, por que o CONHECER não muda ninguém .
O Apóstolo Paulo já nos adverte em sua carta aos Romanos, de que não basta ter apenas o conhecimento, pois a sociedade gentílica - daquela época - mesmo tendo acesso aos justos decretos de Deus, descartam esse conhecimento: " Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem ." ( Rm 1:32)
Várias pessoas conhecem os jogadores que foram escalados para a Seleção Brasileira de Futebol, mas este conhecimento não os tornam jogadores, muito menos craques.
Outro erro é achar que conversão é APROVAR o sacrifício da cruz. Aprovar as táticas utilizadas em campo, não transforma ninguém em técnico de futebol.
Outros acham que se uma pessoa está em uma religião cristã, já está convertida.
Na verdade conversão significa “volta”, quer dizer: voltar-se do pecado para Cristo, reconhecendo nossa pequenez perante o Criador, arrependendo-se de não o tê-lo "ainda" aceito como seu Salvador e conseqüentemente instituíndo-o como seu Senhor.
Segundo: Cristo afirma que é preciso vos tornardes como crianças. Ele fala da dependência exclusiva do Pai, e quanto menor em idade for a criança - que devemos nos tornar - maior será esta comunhão.
Acertadamente os adolescentes, da ilustração acima, imaginam a correta dependência, pois tudo que temos vem dAquele que, não só nos dá à vida, mas, supri as nossas VERDADEIRAS necessidades.
Faz-se urgente relembrarmos do tempo em que pedíamos permissão aos nossos pais para tomar qualquer decisão, e aplicarmos hoje - tais procedimentos - em nossas orações, com o compromisso sincero de acatar estas ordens.
Os adultos, também - mencionados aqui -, acertam quando imaginam crianças em confiança absoluta, vivendo despreocupadas, pois sabem que existem alguém, acima delas, que as guardam de todo o mal, mesmo que não compreendam algumas atitudes.
"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:28) Sempre que nos sentir só ou desamparados, basta clamar que o socorro sempre virá - não importa o quanto demore - pois, Ele é fiel e justo: "Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invoca-lo-ei enquanto eu viver" (Sl 116:1-2).
Jesus alerta: Para entrar no Reino dos Céus, é necessário conversão e dependência, arrependimento e entrega, mudança e obediência. Cristo em uma outra passagem continua afirmando:"Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele." (Mc 10:15).
Oremos:
Senhor, ensina-me a voltar a depender
exclusivamente de Ti,
Que a dependência e submissão
a Tua Palavra sejam
minha regra de conduta.
Em nome de Jesus.
Amém!
Joseane Pires

Nenhum comentário: