O BOM PAI IMITA O FILHO

No mês de agosto é comemorado o dia dos pais. Em todos os lugares observamos frases ou imagens retratando - de um lado - pais amorosos e provedores, e - do outro - filhos saudáveis e felizes. Mas será que a realidade geral é esta?
Os erros cometidos pelos pais parecem que são, às vezes, transferidos como uma doença hereditária. Um homem, outrora filho, foi negligenciado em seus sentimentos: mal compreendido, mal amado, mal assistido. Agora, este mesmo homem, no papel de pai, transfere aos filhos os mesmos erros cometidos pelo seu genitor. Isto não é regra de conduta, porém, grande parte da população assim age - mesmo que inconscientemente.
Como, então, quebrar-se-á esta corrente? A resposta será: a partir do momento que o homem centralizar o eixo de sua vida em Cristo Jesus.
Assim como os filhos imitam os pais, o homem-pai revestido em um novo ser, onde recebeu a graça divina de ser adotado como filho, deverá ser um imitador; agora não mais do pai terrestre, mais sim do Pai Celestial, conforme Jesus nos ordenou fazer: Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados (Ef. 5:1).
O apóstolo Paulo orienta como isto deve ser feito: Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. (Colossenses 3:1). Esta busca não é o poder, pois muitos se perderam no caminho tentando ser iguais a Deus - recapitulando desta forma o pecado de Adão e Eva. Esta imitação deverá ser a encarnação dos atributos divinos, tais como: sabedoria, santidade, justiça, bondade e verdade. Além do amor, misericórdia e liberdade.
Vivenciar estas qualidades, no mundo de hoje, parece ser impossível aos olhos humanos, porém, o autor da carta aos Coríntios nos explica este sentimento: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucuras; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1º Cor 2:14)
Portanto, como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.(1ª Pedro 1:14-16).
Muitos, infelizmente, apegando-se ao fato de serem humanos não buscam a santificação, taxando a si mesmos de falhos, mas... não era homem também o nosso Senhor? Antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança (Hb 4:15b), e não conseguiu Ele vencer todas as tentações?
Necessário se faz - assim como foi o apóstolo Paulo - ser imitador de Jesus, que, como um bom filho, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo (...), a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.(Fp 2:7-8).
O homem no papel - designado por Deus - de ser pai, precisa aprender a imitar o Filho do Homem, fazendo de sua vida um exemplo a ser seguido, conduzindo aqueles a quem o Pai Altíssimo concedeu a honra de criar e educar como filhos na carne, para que no futuro possam, tal qual o apóstolo Paulo, dizer: Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais, pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.(1º Cor 4:15)
Que Deus o abençoe e ilumine.
Joseane Pires

Nenhum comentário: