
BALANCETE ANUAL DA VIDA CRISTÃ

SÓ ESCOLHAS CERTAS RESTAURAM OS OSSOS

Primeiro: ACREDITAR EM DEUS ANTE O IMPOSSÍVEL
Segundo: OBEDECER A DEUS, POR MAIS ESTRANHO QUE POSSA PARECER.
Terceiro: SÓ DEUS RESTAURA À VIDA.
A fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo – Rm 10.17
Qual é o tipo de escolha que estamos fazendo?
O que você escolhe? Deus está falando neste momento com você.
Oremos
Senhor, ensina-me a fazer apenas
a tua vontade, ao invés de
querer fazer a minha.
Amém!
Joseane Pires
O BOM PAI IMITA O FILHO

VOCÊ OUVE BEM?

A criação comunica a palavra de Deus. A semente viva para se tornar árvore, precisa morrer, para ressuscitar nesse ciclo que produzirá frutos. Fala da provisão, do cuidado divino, basta olhar para as aves que não semeiam nem ceifam, mas Deus não deixa faltar o pão. Diz dessa força da vida sobre a morte, pois quando se arranca uma planta e deixa a raiz, a vida sobrepuja a morte, e planta renasce mais verde e bela.
"Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas." (Hebreus 1.2) Nos últimos dias, que se chama Hoje, Deus fala e continua falando, principalmente, por intermédio do Seu Filho Jesus. Ele é a expressão exata do Ser de Deus. Por Ele tudo foi criado e nada que existe, existe fora Dele. Ele tem propósitos para sua vida, são planos de paz e reconciliação com Deus. Quem tem deixado de dar ouvidos a Sua voz, tem ignorado o bem supremo que Ele oferece: a Vida Eterna. Ele diz: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8.12) E diz mais: "Quem é de Deus ouve as minhas palavras..."
MELHOR DO QUE DESCER É NÃO SUBIR

ENXERGANDO O OUTRO A PARTIR DE SI PRÓPRIO

O pecado de Adão e Eva, no jardim do Éden, trouxe inúmeras conseqüências à humanidade, tais como: auto-sustento (Gn 2.17c); submissão da mulher ao marido (Gn 2.16); dores na concepção de filhos (Gn 2.16); inclinação para o que é mal (Sl 14; Ef 2.1-3) e, uma seqüela que vem antes de qualquer outra citada, que é o julgamento temerário, o qual costuma transferir a culpabilidade para o outro, forjando nele sempre um “bode expiatório”.
Vejamos: O “bode” de Adão foi Eva, por sua vez, o de Eva foi a serpente. A serpente não tendo ninguém para acusar, ficou encurralada. Porém, com o interesse de eliminar a saga humana do "bode expiatório", Deus ao sentenciar os transgressores, faze-o de acordo com o erro cometido de cada um, promovendo clareza de culpa e juízo.
Na conspiração do homem contra Deus e posterior acerto de contas, é levado em consideração a participação individual dos envolvidos, segundo seus pecados. A inferência extraída desse pressuposto é que nenhum ser humano escapa ao juízo divino, portanto, todos são culpáveis e carecem da glória de Deus.
Sabendo que a humanidade possui essa pulsão de constante incriminação do outro, como julgar? Diz, o Senhor Jesus: Julguem o outro a partir do julgamento de si próprio. Do contrário, quem não julga a partir de si, é cego de entendimento, pois se autocondena naquilo que julga, sofre de “miopia espiritual”, posto que não enxergará mais nada do irmão, senão, o cisco, ainda que julgue ter encontrado uma trave nele.
O que o "juiz" não sabe é que o cisco do irmão que tanto lhe incomoda, é insignificante diante da trave que ele possui e nem percebe. Não sabe ele ainda, que a trave encontrada em seu entendimento é o único impedimento para que seu julgamento seja eficaz. Enquanto caminha enxergando o cisco alheio e não vendo sua trave, é hipócrita, continua coando mosquitos e engolindo bois, limpando o exterior do copo e deixando sujo o interior, preocupando-se com o adorno da aparência e negligenciando a sujeira do coração.
Para o Senhor Jesus somente mediante as lentes da coerência pode-se julgar o outro com retidão.
Sendo assim, entendemos Mateus 7.1-5, não como um texto que “bate o martelo” contra o julgamento das pessoas que falham, mas remete-nos a examinar a nossa consciência acerca dos pecados que cometemos, para que, no “espírito” da graça divina, venhamos a ajudá-los e sermos ajudados em momento oportuno.
Edson de Lima Rodrigues
A QUEM ESTOU PREGANDO?

A IMPORTÂNCIA DE UM FORNO PRÉ-AQUECIDO

SEGUNDO: “...E a sua justiça ...” Depois, conduzindo o barco da vida, sermos o instrumento da revelação, ensinando que Jesus veio para: “anunciar boas novas aos pobres; proclamar libertação aos cativos, e restaurar a vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.” (Lc 4:18). TERCEIRO: “...E todas as coisas vão serão acrescentadas ...” Só assim alcançaremos - fartamente - grandes quantidades de bênçãos. Teremos as nossas necessidades físicas e espirituais supridas - “ isto fazendo, apanharam grande quantidades de peixes”(Lc 5:6 a) - , assim grande paz transbordará de nossos corações - “ e rompiam-se-lhes as redes (vv.6b). Quando pré-aquecemos os nossos corações da Palavra Divina (forno), e vivenciamos o Evangelho no dia-a-dia (elaboração do bolo), passamos a refletir a glória de Deus em nossas ações e atitudes ( a satisfação de ter acertado a receita). Uma vez cheios do Espírito Santo, sentimos a necessidade de compartilhar entre os irmãos, o amor e a misericórdia de Deus em nossas vidas. “ Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajuda-los. E foram e encheram ambos os barcos ao ponto de quase irem a pique” ( Lc 5:7).
QUERO VOLTAR A SER CRIANÇA!

MINHA GRAÇA TE BASTA

COMO SAIREMOS DA LATA?

Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida (I Jo 5:12). Jesus diz: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo (Ap. 3:20). Deus hoje, está nos colando dentro de uma lata, batendo com todas as forças para despertamos da morte e ressurgir para à vida.
Qual será a nossa decisão?
QUANDO A FRAQUEZA É UM EXEMPLO

QUANDO O PEDIR VEM ANTES DE DAR

Senhor , sei o quanto é difícil reconhecer os meus erros,
ONDE ESTÁ DEPOSITADA TUA ESPERANÇA?

Não temas: Foi assim que Deus disse a Isaac, quando estava a procura de água no deserto.
Não temas: Encorajou Deus a Jacó quando este estava incerto de que estava fazendo a vontade de Deus, ao entrar nas terras do Egito.
Não temas: Disse Deus a Josué, quando este estava receoso em conquistar a terra prometida.
Não temas! Esta é a Palavra de Deus para não desistirmos. Mas para que Deus possa atuar em nossas vidas, precisamos dizer-lhe: Eis me aqui. Reconhecendo Jesus como Senhor e Salvador. Aquele por quem dedicaremos nossas vidas, confiando-lhe: fé, coragem, obediência e devoção. Desta forma, Deus transformará nossas dúvidas em certezas; nossas angústias em esperanças, sempre nos reafirmando: não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça ( Is 41:10).
PORQUE TODOS NÓS SOMOS PECADORES?

Oremos:
Senhor, Tu conheces o meu agir e pensar,
Tu o sabes o quanto estou longe da perfeição,
e o quanto tudo isto me incomoda,
ajuda-me, Pai, a transformar a minha natureza pecamiosa,
pois só tu tens este poder.
Em nome de Jesus.
Amém!
Joseane Pires
QUAL É O SEU TIPO DE FÉ?
