O BOM PAI IMITA O FILHO

No mês de agosto é comemorado o dia dos pais. Em todos os lugares observamos frases ou imagens retratando - de um lado - pais amorosos e provedores, e - do outro - filhos saudáveis e felizes. Mas será que a realidade geral é esta?
Os erros cometidos pelos pais parecem que são, às vezes, transferidos como uma doença hereditária. Um homem, outrora filho, foi negligenciado em seus sentimentos: mal compreendido, mal amado, mal assistido. Agora, este mesmo homem, no papel de pai, transfere aos filhos os mesmos erros cometidos pelo seu genitor. Isto não é regra de conduta, porém, grande parte da população assim age - mesmo que inconscientemente.
Como, então, quebrar-se-á esta corrente? A resposta será: a partir do momento que o homem centralizar o eixo de sua vida em Cristo Jesus.
Assim como os filhos imitam os pais, o homem-pai revestido em um novo ser, onde recebeu a graça divina de ser adotado como filho, deverá ser um imitador; agora não mais do pai terrestre, mais sim do Pai Celestial, conforme Jesus nos ordenou fazer: Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados (Ef. 5:1).
O apóstolo Paulo orienta como isto deve ser feito: Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. (Colossenses 3:1). Esta busca não é o poder, pois muitos se perderam no caminho tentando ser iguais a Deus - recapitulando desta forma o pecado de Adão e Eva. Esta imitação deverá ser a encarnação dos atributos divinos, tais como: sabedoria, santidade, justiça, bondade e verdade. Além do amor, misericórdia e liberdade.
Vivenciar estas qualidades, no mundo de hoje, parece ser impossível aos olhos humanos, porém, o autor da carta aos Coríntios nos explica este sentimento: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucuras; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1º Cor 2:14)
Portanto, como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.(1ª Pedro 1:14-16).
Muitos, infelizmente, apegando-se ao fato de serem humanos não buscam a santificação, taxando a si mesmos de falhos, mas... não era homem também o nosso Senhor? Antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança (Hb 4:15b), e não conseguiu Ele vencer todas as tentações?
Necessário se faz - assim como foi o apóstolo Paulo - ser imitador de Jesus, que, como um bom filho, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo (...), a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.(Fp 2:7-8).
O homem no papel - designado por Deus - de ser pai, precisa aprender a imitar o Filho do Homem, fazendo de sua vida um exemplo a ser seguido, conduzindo aqueles a quem o Pai Altíssimo concedeu a honra de criar e educar como filhos na carne, para que no futuro possam, tal qual o apóstolo Paulo, dizer: Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais, pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.(1º Cor 4:15)
Que Deus o abençoe e ilumine.
Joseane Pires

VOCÊ OUVE BEM?

Você já parou hoje para ouvir a voz de Deus? Você não sabia? Deus fala. De múltiplas formas. Ainda que citasse as maneiras que conheço seria insuficiente. Porém, sei que Ele se comunica conosco o tempo todo.
O Salmo 19 retrata esse fenômeno da comunicação divina: Os céus proclamam a glória do Senhor e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos..." (v. 1)
Os céus falam!
Há vozes que ecoam dos céus aos seres da Terra todos os dias trazendo mensagens diversas a homens diversos.
Não foi apenas a mulher de Pilatos que teve sonhos atribulados lhe avisando que seu marido não deveria se envolver com o julgamento de Jesus. Cada um de nós tem uma experiência para contar, de ter projetado ir a algum lugar e, no último momento, desistir e lá acontecer uma tragédia.
Seria uma inverdade dizer que um daqueles músicos do grupo Mamonas Assassinas não teria ouvido a voz de Deus quando na véspera do acidentesonhou com um avião explodindo e eles morrendo?
O texto do Salmo 19 continua: "e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos"
A criação comunica a palavra de Deus.
A semente viva para se tornar árvore, precisa morrer, para ressuscitar nesse ciclo que produzirá frutos.
Fala da provisão, do cuidado divino, basta olhar para as aves que não semeiam nem ceifam, mas Deus não deixa faltar o pão.
Diz dessa força da vida sobre a morte, pois quando se arranca uma planta e deixa a raiz, a vida sobrepuja a morte, e planta renasce mais verde e bela.
"Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas."
(Hebreus 1.2)
Nos últimos dias, que se chama Hoje, Deus fala e continua falando, principalmente, por intermédio do Seu Filho Jesus. Ele é a expressão exata do Ser de Deus. Por Ele tudo foi criado e nada que existe, existe fora Dele.
Ele tem propósitos para sua vida, são planos de paz e reconciliação com Deus.
Quem tem deixado de dar ouvidos a Sua voz, tem ignorado o bem supremo que Ele oferece: a Vida Eterna.
Ele diz: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8.12)
E diz mais: "Quem é de Deus ouve as minhas palavras..."
Agora lhe pergunto: VOCÊ OUVE BEM?
Edson de Lima Rodrigues